Bryn Shander

“Como é Bryn Shander, você pergunta? São sessenta vintenas de humanos, apertados como peixes num barril e cheirando tão bem quanto. Suas ruas são pavimentadas com a merda dos cavalos das caravanas que você constantemente esbarra, e suas tavernas são frequentadas por tipos que nenhuma outra taverna em Faerûn aceitaria. E ainda assim, depois de três semanas na trilha de DezBurgos, você jura que não existe visão mais linda no mundo!!!”
- Beorne Pancada de Aço, mestre de caravanas

Bryn Shander é a maior e a mais nova das 10 cidades, e atualmente é a mais importante.
Usada como porta de entrada e entreposto comercial para DezBurgos, é muitas vezes a única cidade que alguém que chega à DezBurgos visita.
No grande mercado de Bryn Shander são negociadas mercadorias produzidas em todas as 10 cidades, e muito do que chega nas caravanas é escoado para as demais cidades, obviamente com uma pequena taxa (motivo pelo qual Bryn Shander cresceu tanto).

Esta cidade também possui uma importancia estratégica para a defesa da comunidade, pois possui a maior muralha de todo o Vale do Vento Gélido. Sua proteção consiste de dois círculos de paliçada que envolvem toda a cidade. O espaço entre as duas paliçadas (cerca de 1metro) é preenchido de pedras e barro.

Locais de Interesse

Prefeitura
Armorial
Conselho da Cidade
Palácio da Representante
Casa da Tríade
Templo de Amanautor

Estalagens
Estalagem Geldenstag
A Truta Cabeçuda Fisgada
Mirante do Norte

Tavernas
O Conforto de Kelvin

Lojas
Empório de Rendaril
Ferro Negro Espadas

Bryn Shander

Legacy of Crystal Shard AndrewsChetera